quarta-feira, 13 de julho de 2011

Projeto de identidade

Centro Municipal de Educação Infantil “José Antônio de Oliveira”.
Projeto Pedagógico  2º Bimestre – 2011.
Professora Ângela.
TEMA: Identidade.
SUBTEMAS:
  • Higiene corporal e ambiental;
  • Órgãos dos sentidos;
  • Corpo humano;

PERÍODO: indeterminado.
 JUSTIFICATICA: a identidade faz parte da construção da personalidade da criança, e com ela outros conceitos precisam ser ministrados para o desenvolvimento e amadurecimento pessoal. A construção da identidade se dá por meio das interações da criança com o seu meio social. A escola de Educação Infantil é um universo social diferente do da família, favorecendo novas interações, ampliando desta maneira seus conhecimentos a respeito de si e dos outros. A auto-imagem também é construída a partir das relações estabelecidas nos grupos em que a criança convive. Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo em que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma auto-imagem positiva.
OBJETIVOS:
1.    Identificar formas geométricas no corpo humano;
2.    Se identificar pelo nome e também os colegas, deixando de usar apelidos e codinomes;
3.    Identificar as expressões faciais de acordo com as emoções;
4.    Identificar características físicas ou emocionais, que os diferencias de outros colegas;
5.    Incentivar a criatividade e o desenvolvimento de capacidades individuais, para diminuir ou banir a imitação, que é um sinal de insegurança;
6.    Identificar os órgãos dos sentidos, e reconhecer suas funções;
7.    Reconhece a prevalência de alguns dos órgãos dos sentidos, diante da incapacidade de outros;
8.    Reconhecer a importância do tato para a nossa segurança e sobrevivência;
9.    Desenvolver atitudes que promovam a higiene ambiental;
10.  Reconhecer atitudes de higiene corporal em casa e na escola;
11.  Discutir e analisar as atitudes sobre a higiene corporal que cabem as crianças e a família;

METODOLOGIA:
ü  Atividades abstratas e concretas;
ü  Músicas;
ü  Mímicas;
ü  Dinâmicas adaptadas;
ü  Bonecas (os) caras e bocas (desenho de emoções);

RECURSO PRINCIPAL: espelho.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada diariamente, durante o processo de aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário